Skip to main content
universidade lusófona
News

Projeto Oeiras Activa: Investigação do perfil dos usuários dos espaços públicos ao ar livre destinados à prática de atividade física

Investigadores

  • Sabrina Costa (Doutoranda e Investigadora Principal)
  • Pedro Júdice

Financiamento

Programa de Cooperação Técnica e Científica entre o Município de Oeiras e as Instituições de ensino superior

Descrição

O Programa de Cooperação Técnica e Científica enquadra-se no Eixo #2 da Estratégia Oeiras, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal. Dentre as cinco temáticas existentes no programa: “adaptação às alterações climáticas”, “eficiência energética na iluminação pública”, “gestão de resíduos urbanos”, “utilização dos dados LIDAR (Light Detection and Ranging)” e “Ambiente construído e prática de atividade física”, a última será investigada pelo CIDEFES, liderada pela doutoranda Sabrina Costa e supervisionada pelo prof. Dr. Pedro B. Júdice.

A problemática apresentada pelo Concelho tinha como questões fundamentais:  “como promover maior relação entre o ambiente construído e a prática de atividade física?” e descobrir se “a oferta desportiva chega a todos os segmentos da população, fornecendo resposta a uma certa procura qualificada?”. Propomos um projeto que consiste numa pesquisa observacional descritiva, que fará um levantamento do perfil dos usuários dos espaços públicos ao ar livre destinados à prática de atividade física, nomeadamente os equipamentos de fitness públicos e os espaços destinados à caminhada e a corrida. Queremos saber também como é a relação dos frequentadores com esses espaços, qual a frequência com que os utilizam, durante quanto tempo, quais os tipos e intensidades de exercícios executados nesses espaços, quais os motivos que são vistos como barreiras para não os utilizarem mais e em que período do dia o fazem. Pretende-se perceber ainda, no caso de serem idosos, se eles se sentem favorecidos pelos espaços e se existiría interesse em participar num programa de exercícios destinado exclusivamente a este grupo populacional, com um instrutor, horário determinado e em grupo, nestes mesmos locais.

O projeto tem data prevista de início em novembro de 2021 e de término em junho/julho de 2022. Posteriormente entregaremos o relatório final ao Concelho de Oeiras com sugestões baseadas em evidências para resolver as questões mencionadas.

Os voluntários interessados em participar na recolha de dados que acontecerá durante uma semana no mês de novembro/21 e março/22 (ainda a definir) deverão enviar e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Mais informações