APTA – Avaliação, Prescrição, Tratamento e Acompanhamento dos níveis de aptidão física

(versão em português)

Investigadores Principais

Ana Paulo

Sara Pereira

Objectivos

Examinar e monitorizar os níveis de aptidão física relacionados com a saúde, pós-Covid- 19, em adultos, bem como a sua associação com características sociodemográficas e do ambiente construído. As diferentes fases do projeto integrar-se-ão nos objetivos e competências de quatro unidades curriculares (UCs) da Licenciatura em Educação Física e Desporto – Desenvolvimento e adaptação motora, Estatística, Fisiologia do exercício e Saúde e condição física, e no Mestrado em Exercício e Bem-Estar, mais precisamente na UC de Planeamento e Prescrição do Exercício para a Promoção da Saúde e Bem-estar e na UC de Dissertação.

Sumário

Numa ótica de extensão universitária à comunidade o projeto intitulado “Avaliação, Prescrição, Tratamento e Acompanhamento dos níveis de aptidão física” (APTA), tem como principal objetivo examinar e monitorizar os níveis de aptidão física relacionados com a saúde, pós Covid-19, em adultos, bem como a sua associação com características sociodemográficas e do ambiente construído. As diferentes fases do projeto integrar-se-ão nos objetivos e competências de quatro UCs do 1o ciclo em EFD (DAM, Estatistica, Fisiologia do Exercicio e SCF)e no Mestrado em EBE, mais precisamente na UC de PPEPSBE e na UC de Dissertação. Existe, deste modo, uma harmonia entre a investigação científica e a formação dos estudantes no que ao domínio dos saberes das ciências do desporto diz respeito, nos vários anos curriculares e nas várias unidades curriculares envolvidas.

Protocolo de avaliação

Para a avaliação da aptidão física relacionada à saúde será utilizada a bateria de testes ALPHA- FIT, validada para adultos entre os 18 e 69 anos (Suni, Husu, & Rinne, 2009). Esta avaliação divide a aptidão física em 4 componentes:

1. Composição corporal

1.1. Perímetro da cintura

1.2. Indice de massa corporal)

Medidas necessárias: Perímetro da cintura, altura e peso

2. Componente motora

2.1. Equilíbrio

2.2. Agilidade

Testes necessários: equilíbrio a um pé e corrida em oito

3. Componente muscular

3.1. Flexibilidade

3.2. Força membros superiores 3.3. Força membros inferiores 3.4. Força de resistência

Testes necessários: mobilidade ombro-pescoço, força de preensão manual, salto vertical, extensão de braços, abdominais

4. Componente cardiorrespiratória
4.1. Capacidade aeróbica submáxima

Testes necessários: caminhada de 2km