REACT – De volta à ação depois da pandemia do covid-19: o que as famílias, os professores de educação física e as comunidades precisam de saber sobre o crescimento, desenvolvimento motor e comportamentos de saúde das crianças.

(this project is not under CIDEFES leadership)

Investigadores principais:

José Maia (CIFI2D)

Peter Katzmarzyk (Pennington Biomedical Research Center)

Outros investigadores:

Sara Pereira (CIDEFES)

Claúdio Farias (CIFI2D)

Donald Hedeker (Chicago University)

Fernando Santos (USP)

Go Tani (USP)

Rui Silva (CIFI2D)

Tiago Barreira (Syracuse University)

Timeline

2022-2025 (submitted to FCT)

Sumário

O projeto pretende descrever e interpretar os padrões de variabilidade no crescimento físico e desenvolvimento motor de crianças depois da COVID-19, bem como a importância de múltiplos fatores – individuais, familiares, escolares e comunitários – que poderão condicionar trajetos de vida sustentáveis e saudáveis.  A amostra contém 1000 crianças do 1º ciclo do ensino básico (6-10 anos) de 25 escolas da cidade de Matosinhos. A recolha de dados está repartida por dois delineamentos: (i) transversal – características individuais, das famílias, escolas, do ambiente físico e construído; (ii) longitudinal – crescimento e o desenvolvimento motor das crianças ao longo de 18 meses com avaliações semestrais.

No final, divulgaremos os resultados numa perspetiva de translação do conhecimento em simbiose com a equipa de investigação, especialistas em educação e saúde infantil num congresso internacional. Haverá manifestações desportivas no concelho com as crianças do estudo, bem como uma exposição de arte infantil – desenhos, pequenos textos e poesia – sobre a sua experiência no estudo. Escreveremos artigos e dois livros: um para a comunidade e outro para os professores de educação física.                                                                         

Tags: